top of page
capa2.jpg

Tributo

por Juliana Thiré de Negreiros




Tributo


A Filipe Santos

Ave de origami, cisne arregalado, fechou as varandas do espetáculo, falou sobre as janelas do outro lado, que em breve seria recém casado

e foi-se que estava adiantado. Filipe na peça assustava e encantava um tigre na hora do adeus e do chá Vizinho chamou a polícia - boa tarde, alguém por acaso tentou se matar?

e ele do futuro - Hoje não, seu moço é teatro e eu ainda vou me casar. Minha irmã vai me dar

a estrutura da festa, toda decoração

e o serviço de bar. Trabalhar e juntar com Álvaro amor costurar, escrever, acender e apagar.


A Elizabeth Tenreiro

quero dizer que eu sei onde surgiu o bolsonarismo foi na minha sala da 4ª série, colégio cristão particular quando os meninos brancos sentados no fundo podiam rir a vontade, bastava pagar


A Coragem meu amor: peça bêbada em 13 quadros as brincadeiras que podem matar: cuecão, ovada, mordida, carro de leite, adesivo, cosquinha, empurrão, água de cheiro, mole-pá, torta na cara, pimenta, bate-cabeça, baixa-calça, sabão na boca, susto, meleca, amarrar cadarço, peidar na mão, chiclete no cabelo, caçar bezerro, algemar, "senta-aqui"-tira-cadeira, sal/açúcar, fingir acidente, cera de vela, cuspir na bebida, virar o copo, arrastão, choque, corredor polonês, bombinha, soco na cabeça, pó de mico, pensa rápido, gelo na roupa, roleta-russa, caixa preta e cotonete.


A Caio Paiva todas as amizades os riscos todos e os cartazes


Às notas pandêmicas


Nota 01/06/20 - Quem não conta os dias nunca precisou esperar por um bom tempo. Projeto uma cena em que acontece uma dança das cadeiras com leitos de UTI. Manchete: Homem morre em mercado, tem o corpo coberto com guarda-sóis e loja segue aberta. Manchete: Aumenta número de brasileiros associados do CACs - Colecionadores Atiradores Esportivos e Caçadores. Linchamento. Nunca os parâmetros de criação cênica me foram tão escorregadios. Nenhuma decisão parece certa porque não está amparada na cena, mas numa projeção dela. Imagens, imagens, imagens, um tempo que se arrasta sem ideia de findar.


Nota 04/05/21 - Suicida-se Flávio Migliaccio. Anita Berber também suicidou-se. Molhava a pétala de rosa no ópio na sua Dança de amor e êxtase. Cabaré linguagem nascida da tragicidade dos artistas que a inventaram. Poema “Se ainda tivermos universidade”.


Nota 1/09/2021 2ª dose da vacina contra covid - Daniel tá chegando. Onde vamos trabalhar? Os espaços estão fechados. Vou fazer dinheiro no terraço de um hotel, bijuterias para uma vizinha e dar aulas de teatro para crianças por 40 reais. Procurar um espaço para alugar. Ainda vou entrar pra Revista, não sei como, todo mês meu texto tá lá.


Nota 24/01/2022 – Pra quem escrevo? Escrever dói. Sou uma fraude convicta. Francamente envergonhada. Sou o diabo, Carolina. Você que também escreve, dirige e performa, sente o quê, quando está escrevendo? Alívio? Quero aprender. Vocês vão me ajudar? Vocês, papéis, caneta, celular, computador, professores, amigos. Essas coisas enormes vão morrer comigo? A escrita pode me ajudar ou está me piorando? Todo o meu trabalho é sobre loucura? É um inferno trabalhar em grupo. Uma armadilha: querer que alguém esteja ali na hora que você precisa.


Nota - Chegamos aqui de maneira escrota

– Cala essa boca! – através do mar

e estamos dispostas a sempre perder

afinal é assim que funciona o azar


Nota - Strip-tease em câmera lenta. Truque de ilusionismo com um pano vermelho. A cada peça de roupa tirada, o paninho some e reaparece em outro buraco do corpo. O paninho é vermelho de sangue.


Nota - Tentando trabalhar o Poema Evangelista da Bazuca Celestial: com entusiasmo; manipulando criancinhas; disputando quem adora mais a deus – febril; com muito tesão; se autopunindo; apresentando um plano de negócios; bêbado; batendo cabeça; rezando baixinho pro dedão do pé; alucinando. Fizemos todos. Vamos tirar esse quadro?


Nota - Muitos cancelamentos de ensaios perto da estreia. Vicentina voltará? Planos a, b, c, d. Álvaro e Filipe vão se casar. Passo dias e noites numa lan house próxima, configurando e imprimindo textos/roteiros atualizados. Tenho tonturas, não durmo e esqueço de comer. Numa das noites viradas, sonho acordada com meus avós me sacudindo e dizendo “vamos, Juliana”, e então três moscas me despertam, zumbindo e pousando na minha cara. Vocês são meus avós? Sonho também com Carolina. No mesmo dia, ela me manda uma mensagem dizendo que também sonhou comigo, numa luz amarela, quente e calma.


A Isabel Oliveira vivíssima atriz toda a nudez feita em teatro pesquisadora e professora

que no último dia 7 durante o Festival Internacional de Teatro de Curitiba (PR) fez uma performance artística no Atacadão do Carrefour portando no corpo apenas a calcinha e o sutiã para provar que não roubaria nada depois de ter sido perseguida por seguranças e reportada por jornais que ocultam “Carrefour” e berram MERCADO MULHER NEGRA PELADA.


A Nsa. Sra. do Desterro dos sem chão e angústia insegurança e loucura, enfermidades da alma.

Livrai-nos do moínho acelerado financeiro mercado mercado safado


A Dora Hees de Negreiros Vó, vou visitar seu parque recém-inaugurado no próximo sábado às 10:00, já tá combinado.


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page