Retrógrados estamos, um ciclo de reavaliação para todos

Atualizado: Set 14

por Kya Mesquita






O que está retrógrado se apresenta de trás pra frente, retrógrada era a ideia de que a fita da Xuxa trazia mensagens ocultas se tocada em seu sentido inverso, retrógrada é a nossa ideia de que nosso mundo de concreto voltará ao normal.


O mês é Maio de 2020, faltam alguns dias para chegarmos no meio do ano, olhamos para todas as metas feitas em Janeiro e abrimos a caixa de sugestão: “Será que esses planos me traziam identificação com algo que não seria benéfico?” ou melhor “Será que os planos que eu fazia no começo do ano possuem algum sentido agora, diante da urgência do TEMPO?” pois é, Vênus, Júpiter, Saturno e Plutão agora estão em movimento retrógrado.


Esse é o primeiro passo de um movimento retrógrado ‘conjunto’ (mais de um planeta), abrir a caixa de sugestão para questionamentos e revisões.


Podemos revisar, por exemplo:


  • O curso da ação-reação em nossas relações afetivas, na busca por segurança e por prazer social, já que Vênus anda pra trás até dia 26/6 em Gêmeos. A última vez que Vênus ficou retrógrada foi visceral, no final de 2018.


  • Olhar também para as expectativas de crescimento social, as leis que regem a sua vida e a vida do coletivo. Qual é a moral por trás da ‘historinha’ que participamos socialmente até aqui? Júpiter mostra que não se pode ignorar a ideologia Capricorniana de manter-se no topo da montanha sem acolher aquilo que foi negligenciado pelas nossas ambições. Essa ladainha dura até Setembro.


  • A ação-reação das estruturas que você está tentando construir nos últimos anos como ser social? O que te chama para a responsabilidade, para cumprir algum dever realista antes evitado, ou adiado pelos temas de Saturno: tempo, restrições e planejamento (as vezes excessivo). Outro que só para de rebobinar em Setembro.


  • Consideramos finalizados os processos de transformação e exposição dos traumas da casa onde Plutão está desde 2008 em Capricórnio? Plutão andando pra trás nos indica que não, que ainda podemos investigar mais essas fichas, até Outubro. *Essa casa você pode descobrir no seu Mapa Astrológico de nascimento.




METAFORIZANDO


Lembra dos tempos de locadora? Era necessário rebobinar a fita antes de entregar, ou então deixar esse trabalho para quem trabalha na locação. Fato é, que os ‘rebobinadores’ conseguiam enxergar toda a narrativa do filme ao contrário, do fim para o meio, do meio para o início. Com todos os spoilers sendo revelados do futuro para o passado.

Os planetas retrógrados agora no meio do ano estão nos ajudando a rebobinar nosso filme, é claro que vamos enxergar a história sobre uma perspectiva estranha, que explica as desilusões e conflitos vividos no filme até aqui (esses primeiros 5 meses, ou até mesmo sobre o ano de 2019) e obviamente nos atenta a todos os detalhes e cenas do filme, que ja anunciavam aquele ‘final’ e nós não percebemos.

É um exercício de observação coletiva, a maneira como nos apegamos as decisões que tivemos nos impede de adaptar e conhecer melhor os ‘motivos’ por quais tomamos essas decisões, ou os valores ocultos/expostos que explicam essas atitudes/ou não atitudes, no caso de alguns.

O importante é fazer você o trabalho sujo de rebobinar antes de entregar pro locador, só assim garantimos que os erros, falhas, limitações e inseguranças em relação ao que precisamos viver daqui pra frente sejam realmente importantes.

E como sociedade? Está mais do que claro quais são as peças que precisamos rebobinar, basta mandarmos a mensagem e nos comunicarmos entre nós, agora no final de Maio iniciaremos uma lunação ‘Geminiana’, onde também ocorrerão eclipses nesse símbolo da comunicação, informação, adaptação social e troca entre as pessoas.

Faça o seu papel de observar os temas trabalhados no seu filme até aqui, e é só nisso que a Astrologia (usada de maneira lúcida) pode te acrescentar.






- Referências Astrológicas que refletem o meu pensamento:


Site:

www.constelar.com.br/ maior site de Astrologia e Cultura/História Brasileira, com contribuição histórica de vários nomes importantes para a Astrologia no nosso país. Astrologia Mundial, estudos ao decorrer da história e da política.


Vídeos:

Astrologia Sistêmica https://www.youtube.com/channel/UCIGpOyU9rEJJuSQnTNLkpiA Um canal que traz um conhecimento profundo, bem utilizado pelo Astrólogo Carlos Harmitt para estudar ciclos enfrentados pela humanidade, analisados pela ótica das Constelações Sistêmicas de Bert Hellinger e da Psicologia do Inconsciente.


Astrologia & Resenha Boa com Madama Br000na sobre 2020 https://www.youtube.com/watch?v=VQlggea2sE0 - Pra quem gosta de acompanhar os ciclos e outras reflexões bem pertinentes sobre o céu e a terra, com um toque de humor e muito conhecimento com Bruna Paludo.

Para compreender o olhar e metodologia aplicada na Astrologia Humanista & Psicológica, necessário conhecer os trabalhos de Astrólogos Influentes pra mim como Stephen Arroyo e Dane Rudhyar, tinham olhares lúcidos, psicológicos e diversos olhares acrescentados da filosofia oriental de ‘dissolução do Ego’, do astrólogo e do consulente.


68 visualizações