top of page
capa2.jpg

Ampliar a política para disputar a sociedade

por Gustavo Gomes




O candidato a deputado estadual Wesley Teixeira. O Globo



Neste domingo vamos para a urna com tanta sede, que apertar o número 13 será como beber um copo de água depois de horas no Sol quente. O voto será um misto de felicidade e desespero. Será para derrotar o bolsonarismo, mas também poder vislumbrar um futuro com esperança, democracia e retomar o orgulho de ser brasileiro. Votar Lula é um ato cívico, histórico e uma resposta ao projeto de morte e retrocesso que vivemos nos últimos 4 anos.


Votar em Lula é votar por Paulo Gustavo. Pelos mais de 680 mil mortos durante a pandemia. Pelas centenas de indígenas, ativistas e jornalistas assassinados no Brasil.


Mas é votar pela criança que precisa recuperar o aprendizado perdido na pandemia. Na mãe que não possui renda para colocar comida em casa. No trabalhador e na trabalhadora que mal lembra dos direitos que possui, enquanto muitos carregam uma caixa de comida nas costas sentindo fome. É, sem dúvida, votar pela democracia!


Votar em Lula é garantir a esperança para recuperar o presente, mas ainda assim, não é um ato suficiente, quando solitário, para traçar o nosso futuro. Dentre os próximos desafios estão um parlamento dominado pelo centrão, instituições desgastadas e parte da população capturada por uma visão de mundo paralela e sem compromisso com a verdade. Lula vai vencer e a esperança vai superar o ódio, mas ainda teremos muito trabalho pela frente. Felizmente, o voto para presidente não é o único que daremos neste domingo. Muitos governadores vão para o segundo turno, mas amanhã será a resposta final para sabermos quem serão os deputados e deputadas estaduais e federais dos próximos 4 anos.


O legislativo é tão importante, no seu conjunto de vozes e discussões quanto o executivo. Ampliar a representação e capacidade de debater com a sociedade brasileira é tão importante quanto eleger Lula presidente. De alguma forma cumprimos parte da missão deixada por Mano Brown, entre as vaias e aplausos nas eleições de 2018. Voltar para a base é recuperar a capacidade de dialogar com o povo. Ainda assim, existem setores onde a chegada é tímida e os próximos anos vão nos demandar esse diálogo. O principal é o setor evangélico da população brasileira.


É um erro acreditar que o evangélico é necessariamente conservador, como nos aponta Ana Carolina Evangelista em sua coluna de 15 de agosto de 2022, na Revista Pauí, “Desvendando o voto evangélico”. Engano também é estigmatizar o “voto evangélico” como homogêneo e uníssono. Assim como qualquer outro eleitor, o evangélico vota a partir da sua identificação Por isso, a linguagem é crucial. Sem adaptar a forma de falar, as referências sociais e culturais, nosso diálogo é interrompido e deixamos que parcela da sociedade se incline para a direita. Parcela essa que em breve será a maioria da população.


No Rio de Janeiro, estado mais avançado na transição religiosa do país, é visível a dificuldade de Marcelo Freixo, mesmo apoiado por Lula, de dialogar com a população evangélica e de periferias como a Baixada Fluminense. Nesse sentido, ampliar o diálogo é fundamental e na procura de exemplos que o fazem, não há como não citar o candidato a deputado estadual Wesley Teixeira.


Negro, Evangélico e de Esquerda, como apresenta o subtítulo do seu livro publicado nesta semana, assinado por personalidades, parceiros e amigos de caminhada, Wesley Teixeira consegue ampliar o diálogo de forma muito diferente do que o campo progressista conseguiu fazer nos últimos anos. Liderando o Movimenta Caxias, o pré-vestibular mais nós, apresentando o “Papo de Crente” e gerindo o Movimento Tem Gente com Fome, que ajudou mais de 200 mil de famílias com itens de higiene, alimento e informações durante a pandemia, Wesley Teixeira é uma liderança progressista capaz de ampliar o diálogo com diferentes setores da sociedade.


Com uma capacidade de dialogar única, consegue conversar com o movimento negro, com a esquerda convencional, com trabalhadores da baixada e com a população evangélica. Assim como Lula uniu a classe trabalhadora dispersa e fundou o PT, com diálogo inclusive com setores religiosos como o catolicismo, Wesley certamente aponta para as necessidades emergenciais do nosso país e do nosso campo.


Como Wesley Teixeira, dezenas de candidatos a deputado federal e estadual podem ampliar o diálogo com novos setores. Alguns com maior viabilidade, outros com menos. Estamos sim indo rumo à vitória, mas ela ainda será tímida se não contar com figuras que são capazes de discutir, dialogar e convencer a população brasileira com as suas contradições.


Que o voto em Lula seja o voto do presente, mas que não esqueçamos de dar um recado para o futuro, que dependerá fundamentalmente de uma repactuação da sociedade brasileira.


1 comentário


cbcfbc2
10 de dez. de 2025

Getting started on Fairplay24 is quick, simple, and designed for a smooth betting experience. Whether you’re new to online betting or already familiar with the process, Fairplay24 makes registration effortless with its clean interface and straightforward steps. Just visit the official site, create your account by entering basic details, verify your information, and you’re ready to log in instantly.


Curtir
bottom of page